O impacto na longevidade de redes de reparo e cadeias de suprimentos
O setor automotivo enfrentará uma evolução das cadeias de suprimentos nos próximos anos.
O aumento do valor dos semicondutores no custo total dos veículos. A Allied Market Research estimou que o mercado total de semicondutores automotivos era de aproximadamente US$ 38 bilhões em 2020. Espera-se que ele cresça para US$ 114 bilhões até ao final de 2030, o que significaria um crescimento anual composto de 11,8%, grande parte devido à transição para EVs (veículos elétricos). Por exemplo, o trem de força em um carro de combustão interna usa aproximadamente US$ 100 de semicondutores, enquanto o seu EV equivalente usa mais de US$ 1.000/carro (McKinsey).
Suporte ao mercado de peças de reposição. O valor total do mercado de peças de reposição automotivas deve crescer 33% até 2030 ante seu valor atual de US$ 900 bilhões. A conversão para EVs (veículos elétricos) exigirá novos conjuntos de habilidades e estruturas no mercado de peças de reposição, levando a uma redistribuição de lucros desse mercado ao longo da cadeia de valor. Em vários países, a legislação sobre o “Direito ao Reparo” influenciará os projetos de subsistemas.
Equilíbrio das cadeias de suprimentos de semicondutores em toda a transição de gasolina para EVs. Gerenciar a longevidade de suprimentos e a obsolescência de semicondutores para abranger até 10 anos de produção e 15 anos de pós-venda é vital para determinar o sucesso futuro.
Fatores que induzem a obsolescência de semicondutores automotivos
A lei de Moore prevê que o número de transistores em um microchip ou processador de computador dobra a cada dois anos — com uma consequente redução no custo por transistor. Essa previsão tem sido precisa desde 1975. A constante evolução tecnológica e o aumento exponencial no custo de novos investimentos em fabricação significam que investimentos em tecnologias mais antigas caem gradualmente e elas acabam sendo descontinuadas.
Conforme os nós dos processos encolhem, maximizando o número de chips em um determinado wafer e melhorando a velocidade, desempenho e custo dos dispositivos, geometrias e processos de fabricação mais antigos são descontinuados e os recursos de OCMs (Fabricantes de componentes originais) são redirecionados. A posição dominante de fábricas terceirizadas na cadeia de suprimentos de semicondutores em todo o mundo significa que a decisão de descontinuar um processo de fabricação frequentemente está fora do controle do OCM.
Tamanhos pequenos de chip e significativos investimentos de capital em fabricação significam que as MOQs (Quantidades de pedido mínimo) de produção para justificar o processo tornam-se tão grandes que apenas os OEMs e aplicações de consumo maiores ditarão a longevidade do processo de fabricação no futuro. Eletroeletrônicos representam 80% do mercado mundial de semicondutores, enquanto componentes eletrônicos automotivos respondem por apenas 8%.
Conforme os tamanhos de chips diminuem, os tamanhos gerais de encapsulamentos de CI encolhem, reduzindo o custo unitário. A montagem fica cada vez mais automatizada e materiais e peças que requerem investimento pesado, como arranjo de terminais, podem ser substituídos por montagem com colagem do chip, melhorando o desempenho e reduzindo os custos ainda mais. Estilos de encapsulamento de semicondutores mais antigos, como PDIP, PLCC, TSSOP, bem como encapsulamentos SO de pequena dimensão, são menos econômicos e, portanto, são descontinuados. Montadoras terceirizadas também controlam uma parcela significativa do mercado de encapsulamentos de semicondutores e, como as fábricas terceirizadas, geralmente controlam as datas de fim da vida útil (EOL) dos componentes.
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Obsolescência de semicondutores: alterações pós-alocação
A alocação de semicondutores atingiu duramente os fabricantes automotivos. Preocupações com a COVID-19 reduziram a confiança na demanda futura. A capacidade de produção de semicondutores reservada para fabricantes automotivos foi liberada e alocada com base nas necessidades de “home office”. Aplicações de consumo e comunicação absorveram imediatamente a capacidade ociosa. Quando a demanda automotiva se recuperou antes do esperado, a capacidade de produção de semicondutores estava comprometida e fabricantes automotivos tiveram de enfrentar prazos de entrega de 52 semanas ou mais. Por sua natureza, os modelos de cadeia de suprimentos “just-in-time” de toda o setor tinham pouca segurança de fornecimento e a produção automotiva em todo o mundo sofreu paradas e atrasos de produção de 12 a 18 meses.
Um período de demanda excepcional além da capacidade de fornecimento sempre incentiva todas as partes da cadeia de suprimentos a concentrarem seus limitados recursos nos produtos mais lucrativos. Conforme o mercado retorna ao excesso de oferta, linhas menos lucrativas são descontinuadas. Montadoras e fábricas terceirizadas fazem os próprios cálculos de lucro/prejuízo e agregam um nó de descontinuação fora do controle direto do OCM. A Z2Data relata:
- Um aumento de 30% em descontinuações gerais de componentes pré e pós-alocação.
- Que mais de 30% de todas as descontinuações não são sinalizadas com antecedência e passam do status ativo com longevidade prevista para LTB (Última compra) imediata.
- Janelas de LTB ultracurtas também são cada vez mais comuns conforme terceiros tomam decisões unilaterais sobre fabricação de wafers e ferramentas de montagem com falhas repentinas não são substituídas.
Esse realinhamento do suprimento coincidiu com uma mudança tecnológica fundamental que impulsionou um enorme aumento no uso de semicondutores automotivos em veículos elétricos. Isso inclui a eletrificação do sistema de automação de acionamento, carregador, inversor, conversor CC/CC, bateria de alta tensão, processador central, motor, condução autônoma e sistemas de infoentretenimento. A eletrônica de potência se baseia em novos investimentos substanciais em tecnologias de Si, SiC e GaN, e a eletrônica de processadores é baseada em tecnologias mais rápidas que consomem menos energia.
Continua a haver incerteza sobre as necessidades contínuas do mercado de peças de reposição das plataformas de gasolina/diesel e de suas tecnologias de semicondutores mais antigas.
Garantir a resiliência e a longevidade da cadeia de suprimentos de semicondutores será essencial para todos os fabricantes automotivos e de seus diversos fornecedores.
Como você se planeja para a obsolescência inesperada de componentes?
Reduzir o risco de produção e cadeias de suprimentos futuras do mercado de peças de reposição por meio de compartilhamento de informações
Reduzir o risco da cadeia de suprimentos de produção automotiva para mitigar o impacto de futuras crises de suprimento requer uma compreensão completa do uso de semicondutores em toda a plataforma, investimento em estoques de segurança adicionais no canal de suprimentos normal, bem como a capacidade de alternar rapidamente para outras fontes de fornecimento em momentos de crise. O estoque de mais de cinco bilhões de dispositivos ativos autorizados da Rochester Electronics oferece uma tábua de salvação instantânea para a obtenção de suprimentos sem o risco de baixa qualidade, falsificação ou malware de fontes não autorizadas.
Os compromissos de longo prazo do mercado de peças de reposição são caracterizados por requisitos muito incertos, pequenos e intermitentes. OCMs estão cada vez mais firmando parcerias com fabricantes autorizados do mercado de peças de reposição, como a Rochester Electronics, para fornecer aos seus clientes automotivos uma cobertura precisa de vida útil de ponta a ponta. Um parceiro autorizado do mercado de peças de reposição pode oferecer uma rede de segurança de suprimento de produtos acabados descontinuados, permitindo a transição para uma produção de longo prazo a partir de wafers. A Rochester também oferece suporte de longo prazo totalmente autônomo para as plataformas de testes e pacotes de semicondutores mais antigos associados, garantindo 100% de conformidade com a especificação original em um ambiente aprovado com base na Norma TS16949.
Portanto, OCMs podem oferecer 100% de garantia de disponibilidade de componentes, abrangendo compromissos de produção e do mercado de peças de reposição, sem comprometer seus recursos e capital.
Com planejamento cuidadoso e envolvimento antecipado com o OCM e a Rochester Electronics, clientes automotivos têm a perspectiva de evitar os piores custos associados a:
- Armazenamento de longo prazo caro.
- Rendimento incerto após muitos anos de armazenamento.
- Uma quantidade de LTB de previsão rígida ou fixa vinculada a um futuro cada vez mais incerto.
- Existe uma tentação de alto risco de preencher lacunas na cadeia de suprimentos com produtos não autorizados.
Ao compartilhar informações de uso com a Rochester Electronics, clientes automotivos passam a ser notificados previamente sobre riscos de suprimento, primeiro acesso a estoques de segurança autorizados em momentos de crise e a capacidade de influenciar investimentos da Rochester em estoques, wafers e capacidade de produção contínua para fins de obsolescência.
Como em todos os produtos automotivos, qualidade, confiabilidade e longevidade são vitais na aquisição de componentes, o que requer parcerias confiáveis. O foco da Rochester em ser uma fonte contínua de semicondutores que se alinha firmemente aos requisitos de longa vida útil e qualidade dos fabricantes automotivos.
A Rochester oferece um estoque 100% autorizado de dispositivos ativos e em EOL de mais de 70 dos principais fabricantes de semicondutores. Como fabricante licenciada de semicondutores, a Rochester já fabricou mais de 20 000 tipos de dispositivo. Com mais de 12 bilhões de chips em estoque, a Rochester tem a capacidade para fabricar mais de 70 000 tipos de dispositivo.
A Rochester Electronics está registrada para fabricar produtos em conformidade com a ITAR (International Traffic in Arms Regulations). A Rochester é certificada nas normas ISO 9001, Automotive IATF 16949, AS9120 e ISO 14001 (gestão ambiental). A empresa também tem as certificações QML MIL-PRF-38535 para Classes Q e V de aplicações aeroespaciais e de defesa de alta confiabilidade.
A Semiconductor Lifecycle Solution™ da Rochester Electronics mantém as empresas em operação.
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