Não há mais escassez na cadeia de suprimentos de semicondutores automotivos, mas sim oferta excedente.
A evolução dos semicondutores e as subsequentes descontinuações de versões mais antigas são uma realidade. A vida útil de um semicondutor é um fator de progresso tecnológico, pois o encolhimento das geometrias de fabricação de wafers impulsiona a demanda por encapsulamentos de CI com fatores de forma menores. Essas descontinuações foram sinalizadas com muita antecedência pelos OCMs (Fabricantes de componentes originais), portanto, são previsíveis e gerenciáveis. As vidas úteis dos componentes e suas datas de EOL previstas podem ser monitoradas e rastreadas utilizando ferramentas de dados do setor. Essas ferramentas utilizam uma combinação de dados e algoritmos dos fabricantes para estimar a vida útil restante dos produtos.
Crises frequentemente desencadeiam uma mudança radical. Nos últimos dois anos, em que a demanda do mercado superou a oferta, a cadeia de fabricação de semicondutores foi forçada a repensar e priorizar recursos escassos para as tecnologias e os produtos mais valiosos. Houve muito investimento em novas fábricas de wafers e nos estilos mais econômicos de encapsulamentos. À medida que o mercado passa de excesso de demanda para excesso de oferta, estão sendo feitas escolhas para cortar tecnologias de fabricação e encapsulamentos de CI mais antigos e menos lucrativos.
Encapsulamentos mais antigos com “muito material”, como DIPs, PLCCs e mesmo SOICs menores, estão sendo descontinuados em toda a cadeia. Encapsulamentos tradicionais baseados em estrutura de terminais têm cadeias de suprimentos mais complexas e com muitas ferramentas. Os investimentos estão voltados para encapsulamentos baseados em substratos menores, com cadeias de suprimentos mais simples e montagem mais econômica.
Fabricantes e especialistas em encapsulamentos terceirizados independentes representam uma parte substancial da cadeia de suprimentos de fabricação de semicondutores. Consequentemente, a decisão de encerrar um processo de fabricação ou estilo de encapsulamento não está mais exclusivamente sob controle dos OCMs, o que causa descontinuações imprevisíveis. As tradicionais previsões baseadas em algoritmos agora têm limitações.
Como OCMs repassaram grandes partes do processo de fabricação de semicondutores para especialistas mais baratos, aconteceu um processo semelhante nos principais fabricantes de automóveis. Especialistas fabricavam e, crucialmente, tinham controle total do projeto dos principais subsistemas automotivos. Quando a demanda repentinamente excedeu a oferta no pós-COVID, muitos fabricantes de automóveis não sabiam quais semicondutores eram usados em suas plataformas e não obtiveram rapidamente o suprimento suficiente. O impensável aconteceu e as paradas em linhas de produção se tornaram endêmicas.
Subsequentemente, fabricantes de automóveis fortaleceram suas funções de compras, engenharia de componentes e gestão de riscos para compreenderem todos os detalhes ocultos nas cadeias de suprimentos. Embora a responsabilidade pelos produtos ainda seja dos fornecedores de sistemas em camadas, haverá muito mais iniciativas práticas de redução de riscos em toda a cadeia.
Esses desafios de suprimento ocorrem em um momento em que novos emplacamentos de carros elétricos representam cerca de 20% do mercado. A taxa de crescimento dependerá da velocidade de estreitamento do diferencial de preço entre EVs e veículos equivalentes a gasolina e diesel, mas também de confiança na rede de carregamento, melhorias na oferta de EVs e perspectivas econômicas.
Um carro convencional requer, em média, de 500 a 600 chips, pois o projeto e o controle dos subsistemas autônomos geram duplicação de controles. Novos EVs podem exigir de 1200 a 1300 chips para aumentar as conexões com informações em rede e autodeterminação. Apenas repensar fundamentalmente a responsabilidade e os controles dos subsistemas permitirá a consolidação de projetos de semicondutores e a redução do número de semicondutores utilizados.
Mesmo o inevitável declínio dos carros a gasolina e diesel, conforme a legislação os banir do mercado de veículos novos, será um desafio. As datas de última venda mudam e há enormes incertezas sobre a duração do suporte necessário ao mercado de peças de reposição.
Prever as futuras necessidades de semicondutores na transição de gasolina para EVs, bem como os componentes necessários, em um cenário de vidas úteis imprevisíveis de semicondutores, significa que os fabricantes de automóveis precisam de:
Um requisito fundamental no setor automotivo é a longevidade do produto. Embora os modelos possam mudar de ano para ano, os componentes e montagens subjacentes podem permanecer em uso por muitos anos. Geralmente um ciclo de vida mínimo de 10 anos é um requisito. Entretanto, com a expectativa de vida útil de muitos veículos se estendendo muito além de 10 anos, os fabricantes de produtos precisam abordar a vida útil ao longo de toda a produção, mercado de reposição e requisitos de reparo.
O foco da Rochester Electronics em ser uma fonte contínua de semicondutores se alinha firmemente aos requisitos de vida útil longa e de qualidade de fabricantes automotivos.
Com análise de mercado abrangente, a Rochester Electronics oferece aos clientes uma perspectiva valiosa e incomparável sobre avaliação de riscos de componentes. Nossa equipe de especialistas oferece consultoria independente que serve como uma camada adicional de proteção, permitindo que empresas mitiguem riscos em potencial e evitem as custosas repercussões de encerrar prematuramente a produção ou o suporte em serviço devido à obsolescência. Aproveitando pontos de vista de todo o mercado, capacitamos os clientes para a tomada de decisões fundamentadas e garantir a continuidade de suas operações.
Ao compartilhar listas de peças críticas de programas de longo prazo com seu parceiro de suprimento autorizado de confiança, os clientes obtêm uma compreensão abrangente dos riscos dos projetos e desenvolvem proativamente planos para mitigá-los antes que a obsolescência se torne uma preocupação.
Planejar para o inesperado é uma parte crucial do processo de gestão de riscos. A Rochester Electronics é a principal fornecedora autorizada de semicondutores do mercado de peças de reposição no mundo. A Rochester oferece disponibilidade instantânea de estoque em momentos de crise de oferta, estoque em EOL autorizado diretamente dos OCMs e produção contínua de semicondutores a partir do wafer, anos após a data normal de descontinuação.
Com a confiança e autorização dos principais fabricantes de semicondutores, a Rochester pode oferecer disponibilidade contínua de componentes após o de fim da vida útil (EOL) normal e também uma compreensão única das tendências tecnológicas de todo o setor relativas à fabricação de wafers e a cadeias de suprimentos de encapsulamentos de CIs.
A Rochester Electronics tem a certificação IATF 16949:2016 para a fabricação de componentes de semicondutores em suas instalações nos EUA. Desenvolvida pela International Automotive Task Force (Força-Tarefa Automotiva Internacional) em conjunto com a comunidade internacional de normas, a IATF 16949 é a norma mais elevada do setor para sistemas de gestão de qualidade na indústria automotiva.
Mantemos o mercado automotivo em operação.
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